20 abril 2016

Obrigada Edgar!




edgar allan poe
Edgar Allan Poe (19.04.1809 - 07.10.1849)
      Foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano. Quando jovem, ficou órfão de mãe, que morreu pouco depois de seu pai abandonar a família. Poe foi acolhido pelo casal Francis e John Allan. Ele frequentou a Universidade da Virgínia por um semestre, nesse período, teve uma séria discussão com seu pai adotivo e fugiu de casa para se alistar nas forças armadas, onde serviu durante dois anos antes de ser dispensado. Sua carreira começou humildemente com a publicação de uma coleção anônima de poemas, Tamerlane and Other Poems (1827).
     Poe mudou seu foco para a prosa e passou os próximos anos trabalhando para revistas e jornais, tornando-se conhecido por seu próprio estilo de crítica literária. Em Baltimore, casou-se com Virginia Clemm, sua prima de 13 anos de idade. Em 1845, Poe publicou seu poema The Raven, foi um sucesso instantâneo. Sua esposa morreu de tuberculose dois anos após a publicação. No dia 3 de Outubro de 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram as suas, em estado de delirium tremens, e levado para o Washington College Hospital, onde veio a morrer apenas quatro dias depois.  As suas últimas palavras comentam-se teriam sido, "Lord, please, help my poor soul", traduzindo, "Senhor, por favor, ajude minha pobre alma."  Morreu 7 de outubro de 1849, aos 40 anos, a causa de sua morte é desconhecida e já foi atribuída ao álcool, congestão cerebral, cólera, drogas, doenças cardiovascularesraiva, suicídio, tuberculose. Nunca se soube exatamente o que aconteceu com ele.
     Poe e suas obras influenciaram a literatura nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Poe e seu trabalho aparecem ao longo da cultura popular na literatura, música, filmes e televisão. 

book
     As obras mais conhecidas de Poe são góticas, um gênero que ele seguiu para ser popular, visava o mercado em massa . Seus temas mais recorrentes lidam com questões da morte, incluindo sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por pessoas enterradas vivas, a reanimação dos mortos e o lutoMuitas das suas obras são geralmente consideradas partes do gênero do romantismo sombrio. Pode-se pensar que tem algo relacionado as tragédias da sua vida, pois dizem que era muito apaixonado pela esposa e após sua morte, se jogou de corpo e alma nas drogas e bebida.
    Além do horror, Poe também escreveu sátiras e contos de humor. Poe também reinventou a ficção científica.
      Os contos de detetive de Poe com o personagem C. Auguste Dupin acabariam por se tornar a base para as futuras historias de detetive da literatura. Segundo Sir Arthur Conan Doyle: "Cada uma [das estórias de detetive de Poe] é uma raiz da qual toda uma literatura se desenvolveu.... Onde estavam as estórias de detetives antes de Poe soprar o sopro da vida nelas?" A associação Mystery Writers of America nomeou seus prêmios para a excelência no gênero de "Edgars". Poe também influenciou o gênero de ficção cientifica, especialmente Jules Verne, que escreveu uma continuação para o romance de Poe A Narrativa de Arthur Gordon Pym chamada An Antarctic Mystery, também conhecida como The Sphinx of the Ice FieldsSegundo o autor de ficção cientifica H. G. Wells, "Pym conta o que uma mente muito inteligente poderia imaginar sobre o polo sul a um século atrás."
    
Algumas obras:
  • 1838 - A Narrativa de Arthur Gordon Pym ("The Narrative of Arthur Gordon Pym of Nantucket")
  • 1839 - A Queda da Casa de Usher ("The Fall of the House of Usher")
  • 1841 - Os Assassinatos da Rua Morgue ("The Murders in the Rue Morgue")
  • 1842 - A Máscara da Morte Rubra ("The Masque of the Red Death")
  • 1842 - O Mistério de Marie Rogêt ("The Mystery of Marie Rogêt")
  • 1842 - O Poço e o Pêndulo ("The Pit and the Pendulum")
  • 1843 - O Coração Revelador ("Tell Tale Heart")
  • 1843 - O Escaravelho de Ouro ("The Gold-Bug")
  • 1843 - O Gato Preto ("The Black Cat")
  • 1844 - O Enterro Prematuro ("The Premature Burial")
  • 1844 - A Carta Roubada ("The Purloined Letter")
  • 1844 - The Balloon Hoax
  • 1845 - O Corvo ("The Raven") 

    Então, neste dia do seu aniversário de nascimento, nada mais justo que agradecer a Poe, pela inspiração que fez com que surgissem histórias policiais e de mistério e personagens como nosso amado Sherlock. 

(algumas informações foram retiradas da Wikipédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário